You are currently viewing Sessão solene encerra os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santarém em 2021

Sessão solene encerra os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santarém em 2021

  • Post author:
  • Post published:16 de dezembro de 2021
  • Post category:Vereadores

Durante a programação foram entregues títulos de Honra ao Mérito e de Cidadão de Santarém a personalidades indicadas por cada vereador.

A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta quarta-feira (15) sessão solene de encerramento das atividades legislativas de 2021. Além do presidente da Casa vereador Ronan Liberal Júnior (MDB), compuseram a mesa o vereador Alysson Pontes (PSD), 2º vice-presidente; Emir Aguiar, secretário municipal de Gestão e Governo e representante do prefeito Nélio Aguiar; Celsa Brito, primeira-dama do município e secretária  de Trabalho e Assistência Social; Jociclélio Castro Macedo, prefeito de Belterra e um dos homenageados; deputado estadual José Maria Tapajós (PL); Capitão de Fragata Fabrício Fróes, comandante da Capitania Fluvial de Santarém; Coronel Aldemar Loureiro Maués Júnior, Comandante de Policiamento Regional – CPR I; e o chefe substituto da Polícia Rodoviária Federal Sidmar Oliveira.

Após o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do maestro subtenente Francenildo Aguiar, o vereador Carlos Silva (PSC) cantou “Meu Caminho”, do cantos Luiz de Carvalho. Um vídeo institucional foi exibido retratando os principais trabalhos aprovados pela Câmara em 2021, resultando na criação da Escola do Legislativo “Professor Raimundo Navarro dos Santos” (Resolução 001/2021); da Procuradoria da Mulher (Resolução 006/2021); além de autorizações para o Poder Executivo realizar operação de crédito para projetos de Infraestrutura, como a construção do Centro de Governo Municipal, aparelhamento das secretarias municipais e aquisição de novos píeres para atracação de embarcações na orla de Santarém, além de pavimentação de várias ruas na área urbana e interior do município.

O advogado Geraldo Sirotheau, um dos agraciados com o título de Honra ao Mérito, falou em nome dos homenageados agradecendo as comendas outorgadas pelos vereadores. “Esta casa tem um valor emblemático porque é aqui que ecoa todos os anseios do povo. A sociedade, quando quer reclamar e fazer valer os seus direitos (…), é aqui que busca a solução dos seus problemas. Portanto, o parlamento é a essência do regime democrático. Daí, dizer a vocês, parlamentares que é mais do que ficar lisonjeados, (…) estamos honrados de receber de vocês esta lembrança de que, neste ano, cada um de nós, cidadãos comuns, de atividades das mais diversas possíveis, somos reconhecidos pelo trabalho que desenvolvemos na comunidade”, manifestou.

O vereador Júnior Tapajós (PL) falou em nome dos vereadores e, além de enaltecer o papel dos homenageados, fez uma prestação de contas dos trabalhos realizados pelos parlamentares em 2021. “Iniciamos o ano de 2021 com uma grande renovação nesse parlamento. Foram eleitas duas novas vereadoras e eleitos 12 novos vereadores, comando 15 novos parlamentares nessa Casa: Biga Kalahare (PT), primeiro representante declaradamente homossexual deste parlamento; enfermeiro Murilo Tolentino (PSC); Gerlande Castro (PSB); Alexandre Maduro (MDB); Adriana Almeida (PV); enfermeira Alba Leal (MDB); Aguinaldo Promissória (PSL); professor Josafá Gonçalves (PL); Erasmo Maia (DEM); JK do Povão (PSDB); Carlos Silva; Carlos Martins (PT); Angelo Tapajós (Republicanos); Erlon Rocha (MDB) e Elielton Lira (Avante). Chegaram para somar com os seis vereadores reeleitos pela população santarena: Sílvio Neto (DEM); Didi Feleol (PP); Ronan Liberal Júnior; Jandeilson Pereira (DEM); Alysson Pontes PSD); e eu, Júnior Tapajós. (…) Os 21 parlamentares, somente neste ano de 2021, produziram 2521 Requerimentos, 365 Moções, 127 Pedidos de Informações, 364 Indicações e 138 Projetos de Lei”, relatou.

Júnior Tapajós também ressaltou que o recesso iniciado nesta quarta-feira refere-se apenas às sessões. “Os gabinetes e esta casa permanecem em plena atividade. Este é o período do recesso em que cada vereadora e cada vereador aproveita para reforçar as visitas aos bairros, ao planalto, nas regiões de rios. Afinal, o trabalho do vereador acontece de forma constante”, ponderou.

O deputado estadual José Maria Tapajós também usou a tribuna e enalteceu o trabalho realizado pelos vereadores, inclusive com constantes visitas ao seu gabinete na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) em busca de melhorias para o município, no que ele considera fundamental com a soma de esforços dos parlamentos municipal e estadual em busca de benefícios para Santarém. “Nós vamos entrar em 2022 com, aproximadamente, R$ 70 mi em investimentos liberados e por liberar do governo do estado para Santarém e a região Oeste do Pará. (…) A relação do governador com a gestão municipal completa para que os meus pleitos pudessem ser atendidos pelo governo do estado. Pontes no interior; grupos geradores na região da Resex onde, infelizmente, ainda não temos a energia do programa Luz Para Todos; convênios para óleo diesel e aluguel de equipamentos para a recuperação de ramais; e convênios para pavimentação asfáltica de 25 quilômetros apenas em Santarém”, ressaltou.

Em nome do prefeito Nélio Aguiar, que estava em viagem a Brasília (DF), o secretário municipal de Gestão e Governo Emir Aguiar agradeceu a parceria dos vereadores com o Poder Executivo para a realização de grandes projetos que garantiram grandes avanços para o município de Santarém em 2021. “De forma independente, porém de forma harmônica, as discussões enriqueceram ainda mais os projetos do Executivo. Quem ganha com isso é o município de Santarém, é a nossa querida Pérola do Tapajós”, enfatizou Emir.

Antes de encerrar a solenidade, o presidente da Câmara Ronan Liberal Júnior agradeceu aos presentes e a parceria com os demais vereadores para que a produção parlamentar em 2021 fosse satisfatória. “Quero agradecer a todos que nos acompanharam ao longo do ano e fazer uma deferência especial aos internautas quem através das redes sociais, acompanham as atividades do legislativo. Essa casa tem mecanismos de transferência muito efetivos e a TV Câmara funciona muito bem. Quero fazer referência aos servidores que fazem com que isso seja possível. Todos os setores desta Casa que nos acompanham o ano inteiro contribuindo e, sem dúvida nenhuma, a população é a finalidade de tudo, a essência do parlamento, o que faz com que possamos, ao longo do tempo, representá-la. Só tenho a desejar a todos vocês que tenhamos um feliz natal de fraternidade, sempre de unidade familiar, e que tenhamos um 2022 de muitos objetivos concretizados, muita paz, sobretudo de muita saúde em um momento de pandemia. Peço a você que já se vacinou com a primeira e a segunda doses, tome a terceira dose; a você que só tomou a primeira dose, tome a segunda e a terceira doses. Esse é o instrumento mais adequado com comprovação científica para que possamos, realmente, vencer essa pandemia quem lamentavelmente, já levou muitas vidas de pessoas tão queridas”, finalizou.

O grupo musical Regional Mocorongo também foi uma das atrações musicais da sessão.

Homenageados com título de “Honra ao Mérito”:

Ana da Silva Sousa;

Antonio Darlan Almeida Cardoso;

Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA);

Daniel de Sousa Lima;

Dep. Estadual Hilton Alves Aguiar;

Elienete Costa Muniz Figueiredo;

Geraldo Maria Albuquerque Sirotheau;

João Guilherme Pontes Lima Assy;

Jociclélio Castro Macedo;

Joziel Marques Colares;

Karlisson Eder da Cunha Lima;

Manoel Geovane Farias Pereira;

Margarete Duarte Nogueira;

Matheus Iago Coutinho Gomes;

Orlaney Amaral Santana;

Pe. Alaelson Sousa de Lima;

Profª. Arife Fernandes Lavor;

Rogerio Silva dos Santos;

Rosa Ester da Silva (In Memoriam);

Silvana Carneiro Portela;

Zila Soares da Silva;

Homenageados com título de “Cidadão de Santarém”:

Cap. Artur Peter Vinhote de Vasconcelos, natural de Óbidos (PA);

Cel. Osvaldo Ferreira da Silva Filho, natural de Belém (PA);

Emanuel Pinheiro Esposito, natural de Cuiabá (MT);

Eugênio Scannavino Neto, natural de São Paulo (SP);

Joaquim Augusto Aquino de Azevedo, natural de Belém (PA);

Jorge Frota Pereira Junior, natural de Belém (PA);

Leilson Dantas de Almeida, natural de Altamira (PA);

Lilian Ermiane Aparecida Pereira Maués, natural de Bom Despacho (MG);

Lindinalva Carvalho de Aguiar, natural do  estado do Maranhão;

Luzimara Costa Moura, natural de Manaus (AM);

Manuel Tarcizo Aguiar, natural do estado do Ceará;

Maria das Graças Carvalho, natural de Esperantina (PI);

Mario Rocha Araújo, natural de Frecheirinha (CE);

Pr. Washington Alves Gomes, natural de Belém (PA);

Quitéria da Silva Lima, natural de Garanhuns (PE);

Roberta Rebelo Merabet;

Sidnei Baumann, natural de Joinville (SC);

Tayrone Nayara Soares de Oliveira, natural de Cametá (PA);

Valdemar Pedro de Lima, natural de São Caetano (PE);

Ver. Adriana Ferreira de Almeida Silva, natural de Aquidauana (MS);

Ver. Angelo Campelo Kawage (Angelo Tapajós).